domingo, 24 de janeiro de 2016

Do banho russo ao batismo no lago de gelo: a sauna russa




A vontade que tenho ao escrever esse artigo é ignorar que o blog é lido em português e escrever "banya" e "prorub", mas a minha consideração para com os leitores me força a conter o meu vocabulário russo para aquilo que é melhor descrito com o vocabulário russo e tudo que ele representa nessas duas circunstâncias únicas.

Eu me recordo quando lia um belo blog sobre a Rússia, escrito por um patriota, que trazia a foto de um homem em um lago congelado e a legenda "nós russos somos feitos de um material muito especial". De fato, esse material, presente não apenas nos russos, se chama "vontade", e aquele que vem à Rússia está categoricamente convidado a seguir esse estilo de vida, vontade de viver, de ser livre, de aproveitar aquilo que a Rússia coloca ao nosso alcance, e sem dúvidas, uma das coisas mais belas que há na Rússia é o seu inverno. Se não escrevi ainda, os russos adoram o inverno, quanto mais típico e tradicional ele é, mais saberá ver a beleza dessa época do ano que os possibilita andar de patins no gelo, esquiar, andar de snowboard... É no inverno que vovós puxam os seus netinhos em boias ou trenós pelas ruas, eles deitam contentes, alegres com a sensação, o que talvez não seria possível ver sob um calor de 30 ou 40 graus, por exemplo, quando tais vovós ou simplesmente mães morreriam de cansadas!

E sem dúvidas, uma das melhores coisas a fazer no inverno é entrar em um "banho russo". Sem dúvidas, também funciona em outras épocas do ano, mas no inverno é ainda mais interessante. O banho russo (ou sauna russa, como queiram), é uma tradição muito antiga do povo russo. Alguns se apressam para explicar que "com a dilatação dos poros as impurezas saem do corpo", outros preferem "ter medo do choque térmico", outros preferem simplesmente sentir esse momento único. Meu primeiro banho russo se deu na cidade de São Petersburgo, com a minha amiga Yelyena, uma russa dessa cidade com quem me encontrei pela primeira vez em Moscou. Com ela e seu namorado fomos até uma sauna fora da cidade, em geral as melhores saunas da Rússia ficam fora da cidade, pois lá tudo é natural e há lagoas congeladas. Em geral, na Rússia, nas cidades, não costuma haver lagoas congeladas, e raramente são usados rios para banho gelado, pois se a correnteza arrasta alguém para baixo do gelo, pode-se dar adeus ao infeliz.

A minha chegada na sauna foi tranquila, meus amigos haviam feito uma reserva para mim. As saunas russas trabalham com reservas, pois sempre há pessoas querendo usá-las. Entrei numa salinha, numa casa de madeira, e percebi que ficaríamos não em três, mas em quatro, pois havia um gato que dormia tranquilamente no interior da sala (o infeliz até me arranhou depois de muito mimo!). Após nos despirmos, estava achando tudo muito fácil, até descobrir que estava apenas na ante-sala. 

A cena era bem típica da Rússia, um mujique colocava lenha na fogueira, literalmente, que aquecia a sauna, na qual sentávamos e conversávamos. A sauna é seca, porém recebemos um balde de água, que altera facilmente a umidade do ar à medida em que liberamos algumas gotas na madeira queimada. O cheiro é muito agradável, devido à qualidade da madeira e a temperatura é muito alta. Minha amiga teve a preocupação de me alertar para algumas precauções caso eu passasse mal, pois era a minha primeira vez. Entretanto, a coisa seria bem diferente. Não se subestima alguém que morou numa cidade conhecida como Teresina, a capital mais quente do Brasil! 

Numa sauna russa você literalmente cozinha, a coisa é tão séria que chequei a ter uma queimadura leve com a minha própria corrente, no pescoço. Nem mesmo o metal suportou o calor, mas eu suportei. Meus amigos saíram correndo da sauna para ir até o "prorub', o buraco em uma lagoa de gelo, gelo esse que ainda era fino, sutil, devido ao anormal inverno russo do final de 2015. Quando meus amigos voltaram ficaram surpresos com o fato deu ainda estar dentro da sauna, cantando diferentes canções soviéticas. Nessa ocasião então saí da sauna. Meu corpo estava tão "fervido" que mesmo estando sem roupa e mesmo sem chinelo sequer senti o frio externo, pedi à minha amiga para que filmasse a minha entrada na lagoa gelada, e assim foi.

Que louco entraria na água gelada, ou melhor, congelada? Perguntam alguns! Mas é aí que está o segredo da sauna russa, o fato do seu corpo estar completamente fervido pelo calor torna você quase imune ao frio, inicialmente há um certo choque térmico quando você põe os seus pés na água gelada da lagoa, mas ele é passageiro, quando você está na água gelada totalmente aquecido, nem parece que você está na água gelada. O impacto será sentido, entretanto, quando você imerge a sua cabeça. Nessa hora não é recomendado abrir a boca, pois os dentes não irão gostar da sensação.

O que mais surpreendeu foi ver ao meu lado um vovô que estava no lago tranquilo, como se na água quente estivesse, ele a tudo observava indiferentemente, na maior tranquilidade. Foi quando eu vi que eu poderia fazer o mesmo. Fiquei na lagoa, esquecendo a noção de que se tratava de água gelada e num ambiente de temperatura negativa, e me senti como o vovô. Saí da água e fiz o que outros estavam fazendo, fui para a lateral da isbá e observei a natureza ao redor. Ao redor do corpo dos que saíam do lago parecia haver uma aura, era o calor do corpo que entrava em contato com o ar-frio. Com os meus amigos, durante quase 5 minutos, e outros desconhecidos, ficávamos observando a natureza, fazendo flexões, conversando... como se estivéssemos numa praia sob 40 graus, nós tínhamos o calor, só que ele não vinha de fora, e sim de dentro de nós, essa é a carta na manga da sauna russa, é nisso que está o seu barato! Alguns passam neve no corpo e praticamente não sentem o frio. Após o período, claro, voltamos à sauna e fizemos o mesmo ritual, claro, com uma massagem de "surra de folhas de bétula". É muito agradável quando as folhas de bétula estão umedecidas e alguém bate em você com elas, não provocam dor, mas distribuem a umidade pelo seu corpo até ela evaporar, produzindo uma sensação agradável. Pedi à minha amiga Yelyena e ao meu amigo Andriey que imaginassem que eu xinguei as suas mães.

A grande sensação da sauna russa no inverno está na chance única de unir, tal qual como as pontas de um laço, o calor e o frio extremo, um neutraliza o outro. De volta à sauna, me perguntaram se eu havia feito academia para suportar o calor extremo, mas apenas respondi que morei em Teresina, uma sauna na qual andamos de roupas.

Dois amigos que tornaram a experiência da sauna russa possível, Yelyena e Andriey

Nenhum comentário:

Postar um comentário